Um bom palestrante deve adquirir várias habilidades para melhorar o seu trabalho, de modo que a serem naturais nele e precisa fazer isso de forma espontânea, assim dando a sua apresentação um tom convincente. No entanto, além de ensaiar e desenvolver a confiança em sim mesmo, todo palestrante deve cuidar de sua voz para que responda ao que a mente deseja.
Como assim?
Alguns palestrantes estão muito bem preparados. São especialistas nos assuntos que apresentam. Mas, quando abrem a boca para falar em público pecam no tom da voz. E com isso não conseguem captar a atenção do público, alguns chegam a dormir durante as palestras.
O problema nesse caso pode estar na projeção da voz, como por exemplo, de forma passiva e abafada, fazendo com que a sua apresentação tenha um tom sonolento. Por outro lado, outros palestrantes tem um tom de voz que soa irritantes ou fina e tremula. Sem mencionar o pior vício de muitos palestrantes, inclusive alguns muito conhecidos, ficam tentando eliminar o pigarro da garganta, com aquele som terrível.
Claro que não devemos nos concentrar só no timbre de nossa voz. Mesmo que você tenha um timbre de voz feio ou bonito. O importante é dedicar-se em desenvolver características de oratória para deixar sua apresentação eletrizante e conquistar a atenção de seus ouvintes.
É verdade que é quase impossível ser um apresentador com uma excelente voz e manipular todos os momentos no palco, mas é muito importante cuidar da voz. Assim como um violão precisa estar bem afinado e não pode ficar com as cordas muito soltas, nem muito apertadas projetando sons estranhos fora da melodia, a voz do palestrante precisa ser afinada mesmo quando a tonalidade natural de nosso timbre, em relação à voz seja mais agudo ou grave, e ainda de certas características físicas difíceis de modificar.
Para ajudá-los segue algumas dicas para que você cuide bem de sua voz:
- Exercite a respiração estomacal e aprenda a respirar pelo nariz;
- Utilize sempre o diafragma e nunca a garganta para subir ou baixar a intensidade da voz;
- Massageie a garganta e em volta da traquéia, assim você pode relaxar os músculos e diminuir a tensão nas cordas vocais;
- Fuja do tabaco, do álcool, da falta de sono, das correntes de ar frio, do calor, da fumaça e da poluição;
- Nunca! Jamais faça uso de balas de menta antes da palestra, ela produz efeitos prejudiciais à garganta;
- Limpe sempre a voz com água morna;
- Amplifique a sua voz por meios eletrônicos, se isso não é possível tente empregar um pouco mais de potência quando começar a sua palestra do que na conversação diária;
Pratique a leitura de textos com diálogos tais como peça de teatro e reproduza o sentimento dos personagens – tristeza, admiração, entusiasmo, alegria, raiva, ironia e timidez.
Para obter mais informações e sugestões acesse o link:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?545
No Response to "Cuide muito bem de sua voz."
Postar um comentário