ANÁLISE SEGUNDO O ESPAÇO E TEMPO
Com o tempo cada vez mais e mais cresceu a idéia de integrar as aplicações de TI e com todas as informações comerciais relevantes da sociedade em uma empresa central 'Resource Planning’ (ERP). A questão fundamental era a forma de trazer para as empresas funções relacionadas ao negócio (por exemplo, vendas, gestão de materiais, gestão da capacidade, e planejamento de produção), juntamente com funções técnicas (por exemplo, produto, concepção, construção, transporte, logística, etc.) Para solucionar esta questão, já na década de 90, o professor August-Wilhelm Scheer desenvolveu o Y-referência CIM modelo para as indústrias transformadoras. Este modelo foi a ideia básica para o desenvolvimento posterior do “ARIS Method” e o software da plataforma ARIS.
Extensão de espaço - Localmente remota
Não simula a presença de usuários externos, mas permite bom nível de interação com eles, através do compartilhamento de espaços de trabalho, por exemplo.
O mais importante era atender a necessidade de descrever um processo e todos os seus dados, sistemas e informação foi o ponto de partida para o desenvolvimento de um modelo baseado em linguagem para descrever e analisar todas as informações necessárias para o negócio integrado de processos.
FUNCIONALIDADES PRINCIPAIS
Os produtos do ARIS estão alinhados ao ciclo de vida BPM e oferecido em uma
solução de software agrupada em quatro plataformas:
• Plataforma de Estratégia
• Plataforma de Projeto
• Plataforma de Implementação
• Plataforma de Controle
A arquitetura do sistema da Plataforma ARIS permite que organizações globalmente distribuídas possam criar cenários comuns para a concepção, análise e otimização dos processos, TI e arquiteturas de software.
(Figura 1)
ARIS Business Architect oferece todas as funções necessárias para a administração de bases de dados, usuários, e scripts. Assim proporcionando os gerentes de projeto e especialistas BPM com uma configuração para uma eficiente avaliação do instrumento de gestão.
Estes produtos são projetados para uso além dos limites do firewall e utilizam baixa conexão de banda larga (por exemplo, dial-up, ISDN, etc.). Clientes baseados na Web podem ser iniciados diretamente de dentro de um navegador da Web ou, em alternativa, pode ser instalado manualmente como uma aplicação desktop ou através de distribuição de software automatizada. Em ambos os casos, quaisquer atualizações necessárias do cliente pode ser configurado e controlado de forma centralizada para facilitar o processo de distribuição. Um servidor de banco de dados central (por exemplo, Oracle) é utilizado para gerenciamento de dados. Todos os clientes ARIS podem acessar o servidor de banco de dados através do ARIS Business Server e, assim, trabalhar com uma base de dados comum.
A Plataforma ARIS oferece um alto nível de escalabilidade e disponibilidade do sistema. Por exemplo, a maioria dos modeladores pode usar o ARIS Business Designer, enquanto um número menor de usuários experientes pode realizar funções de administração central (por exemplo, gerenciamento de privilégios de acesso, os relatórios disponíveis, convenções / filtros, etc.) usando ARIS Business Architect a qual estamos analisando.
PONTOS FORTES E FRACOS DA FERRAMENTA
O ARIS é uma ferramenta permanente e de global disponibilidade além das fronteiras das empresas para a colaboração, baseado na web e modelagem do processo de análise. Você pode poupar muito tempo e dinheiro com essa ferramenta intuitiva de alto desempenho. Com certeza o processo de gestão da ferramenta pode ser facilmente personalizado para atender as normas corporativas das empresas e todas as funcionalidades de modelagem para o grupo-alvo de representação específica. Possui um assistente de consulta de banco de dados para uma série de opções de análise, tais como análises de impacto.
Foram encontradas dificuldades para representar o modelo em IDEF0 empregando a ferramenta ARIS, pois ela não possui objetos específicos para a representação segundo esse método, assim, foi preciso criar objetos e adicioná-los à ferramenta.
O ARIS permite que se insiram objetos com formas distintas daqueles que estão presentes na ferramenta, entretanto, existe uma significativa limitação: pode-se adicionar um novo objeto com um formato qualquer à ferramenta desde que um de seus objetos-padrão possua os atributos do objeto que se deseja inserir, ou seja, a ferramenta permite somente a substituição de um símbolo por outro, mas não permite alterações de suas propriedades (regras de conexão, por exemplo).
Após todo o processo de customização da ferramenta, o processo de representação é bastante rápido, entretanto, a qualidade visual do modelo representado é bastante inferior aos representados em Visio ou PowerPoint. Por outro lado, é preciso ressaltar o grande diferencial dessa ferramenta, seus recursos para gerenciamento de modelos e objetos, que muito facilitam a realização de modificações nos modelos já representados.
RECOMENDAÇÕES SOBRE A FERRAMENTA
Recomendo a plataforma ARIs para as seguintes áreas:
Áreas de Aplicação
• Modelagem, análise e otimização de processos de negócio;
• Implementação de soluções SAP;
• Definição de arquiteturas de IT (arquiteturas empresariais);
• Construção de arquiteturas orientadas a serviço;
• Modelagem e gerenciamento de regras de negócio;
• Criação de sistemas de governança, riscos e de conformidade para empresas em geral;
• Implementação de inteligência de processos e gerenciamento de desempenho
ARIS E O MERCADO DE BPMS
Liderança em Gestão de Processos de Negócio
IDS Scheer é líder em soluções para Gestão de Processos de Negócios, há mais de 20 anos. O desenvolvimento da plataforma ARIS foi conduzido através da experiência obtida em mais de 6.000 projetos bem sucedidos. Pesquisas realizadas por analistas de tecnologia comprovam que a liderança de mercado do ARIS Platform é o resultado da combinação de vasta experiência de projetos e desenvolvimento de software inovador.
Contando com interface intuitiva, tecnologia Web e alto nível de escalabilidade, o ARIS é benchmark na implementação de BPM. A integração com vários métodos de modelagem e frameworks, como por exemplo, Event-driven Process Chain (EPC), UML, BPEL, BPMN, ITIL e Zachmann, suportam a implantação do ARIS nas mais diversas áreas de negócio.
Atendendo a expectativas da comunidade de processos, o dia 09/09/09 ganhou mais uma significância: a IDS Scheer, líder do mercado de BPM, lançou nesta data o ARIS Express, versão gratuita da suíte ARIS, referência em modelagem de processos.
A ferramenta, que pode ser "baixada" na Comunidade ARIS, é uma versão simplificada do ARIS e não deve ser encarada como uma alternativa substitutiva ao sistema. No entanto, para organizações que estão se iniciando no mundo da Engenharia de Processos.
Download: http://www.ariscommunity.com/aris-express/download
Principais concorrentes:
System Architect da Telelogic é um produto mais voltado para a construção de arquiteturas.
O QPR é uma linha de produtos mais voltada para risco, otimização de processos e automação de processos.
O Microsoft Office Visio 2007 ajuda você a criar diagramas com aparência profissional para compreender, documentar e analisar informações, dados, sistemas e processos.
ARPO PROCESS MODELER - É um software brasileiro que integra com o VISIO, EXCEL e com o ARIS
BIBLIOGRAFIA
ARIS 7.1 - Evaluation in ARIS - May 2008
ARIS Design Platform - Getting Started with BPM por Rob Davis e Eric Brabänder – 2007
Análise de Ferramentas de Modelação - Documento resultante da análise de relatórios técnicos e da utilização das ferramentas analisadas por Hugo Guimarães e Tatiana Lopes
ARIS_Business_Architect_FS_en_2008-04 – Documentação do ARIS no Web site
Destaque: ARIS Express: nova ferramenta gratuita de modelagem de processos.
(Figura 1)
No Response to "Aris Business Architect"
Postar um comentário