Apresentação em cinco minutos!

Quanto mais curto o tempo de uma apresentação, mais objetiva deve ser. No entanto, a mente humana está geralmente repleta de informações e pensa: ”Cinco minutos não dá!”. Errado! Cinco minutos é muito tempo quanto falamos com objetividade, clareza, foco e acima de tudo – simplicidade, principalmente quando a assistência tem pouco tempo disponível para ouvir.
Ser objetivo é ser simples.  Mas, o mundo ao nosso redor persiste em complicar as coisas – Alguns escritores deixam os seus livros repletos de palavras, teorias e ideologias em mais de 400 páginas com extrema facilidade, mas e na prática?
Quando se fala de SOA, orientação a objetos, gerenciamento de projetos entre outros temas, por que complicar? Por que não conseguimos ler a maioria dos livros e nos perguntar se precisaremos de outro livro, porque o que estamos lendo não tem tantos exemplos práticos assim?
Em resumo a prática é a simplicidade da aplicação da teoria.  Já foi dito que “95% das apresentações são horríveis, ou estaríamos exagerando, na verdade 99% das apresentações são realmente horríveis.” - Guy Kawasaki.
Exagerado? Não, demasiado – muito texto e bullets, muitas tabelas e cores, muitos slides e exemplos. E o que mais é horrível? Pode concordar que é quando o palestrante fala sobre ele o tempo todo. Realmente, apresentar-se em cinco minutos é um desafio, segue algumas dicas para exercitar essa habilidade de oratória:
  1. Divida sua apresentação em três partes principais – Introdução (Objetivo), Assunto e conclusão.
  2. Pense na assistência – Usando de empatia, se coloque no lugar da assistência e pergunte: O que eles gostarão de ouvir de interessante sobre esse assunto? Qual é o interesse primário da assistência?
  3. Focalize a apresentação no tema e não desvie dele, jamais trate de assuntos paralelos.
  4. Apresente apenas duas ou três razões sólidas que confirmam a teoria abordada. Essas situações podem ser fatos reais do dia-a-dia, ilustrações, pesquisa de mercado ou análise financeiro.
  5. Motive – A conclusão da apresentação deve ser eficaz, a assistência deve sair da apresentação dizendo ou pensando: “Esse cara está certo!”, “Fechado!”, “De acordo” ou no mínimo: “Muito bom, vou analisar o assunto e retornar para você o mais breve possível”. Sua conclusão deve criar motivação, ser positiva e bem planejada.
  6. Controle o tempo – Reserve tempo suficiente para cada parte de sua apresentação. É muito importante que a apresentação termine no tempo determinado.
  7. Treine, treine e treine.
Sim, é possível apresentar-se em cinco minutos e ainda atingir o objetivo desejado, sendo claro e simples, mas com o poder para convencer, motivar e influenciar os ouvintes.

No Response to "Apresentação em cinco minutos!"

Hospedagem Kinghost não perca!